DISCUTINDO HIPÓTESES PARA A PESQUISA MULTIPAÍS
Tomo a liberdade de reproduzir abaixo o ultimo email enviado para os/as coordenadores/as com propostas de hipóteses da profa. Catalina (coordenadora do pólo Colômbia e da Pesquisa Multipaís) e Ana Lima (secretária executiva do Instituto Paulo Montenegro).
1. Profa. Catalina propõe trabalharmos todos com uma hipótese mais geral:
"A maioria dos jovens não gosta da escola porque esta não satifaz às suas expectativas."
Alem disso cada grupo poderia criar outras hipóteses mais específicas a seu contexto e compartilha-las com os demais grupos. Desta maneira teríamos um núcleo comum de perguntas em todos os pólos, referentes à hipótese compartilhada e perguntas especificas relativas a questões especificas que cada grupo resolva investigar.
É possível que algumas destas hipóteses complementares sejam interessantes para dois ou mais grupos, o que poderia levar a um conjunto de perguntas compartilhadas por estes grupos. Por exemplo:
"a falta de valorização do estudo por parte da família e do grupo social em que o jovem vive é um dos fatores que desestimula ao estudo" ou
"a falta de perspectivas concretas de acesso ao ensino superior de reconhecida qualidade é um dos fatores que desestimula ao estudo" ou ainda
"a falta de vinculo entre as matérias/disciplinas estudadas e as questões da vida real é um dos fatores que desestimula ao estudo".
É possível ainda que algum grupo tenha questões especificas a investigar, que sejam relevantes apenas no seu contexto.
Desta forma, teríamos questionários com:
- um corpo comum a todos os grupos contendo dados fixos (sexo, idade, escolaridade, escolaridade dos pais, etc.) e perguntas relativas a hipótese principal;
- uma parte composta por perguntas comuns a mais de um pólo mas não a todos;
- uma parte com perguntas exclusivas de cada pólo.
O que vocês acham dessas propostas? Aguardamos manifestações de todos, relatando como está avançando a Pesquisa Multipaís em seu pólo.
Abraços, Marilse
Pólo São Paulo
No dia 04/07 houve uma reunião sobre a pesquisa multipaís aqui no Pólo São Paulo. As hipóteses levantadas foram as seguintes:
- A escola é um ponto de encontro, um lugar prioritariamente de socialização para o jovem. E essa é a dimensão mais importante para o jovem, e é a que tem menos tempo e intensionalidade por parte da escola;
- Os jovens vão para a escola por obrigação;
- A escola não conhece os jovens que nela estão.
Abraços, Thais
terça-feira, 8 de setembro de 2009
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No dia 03 de outubro realizamos um encontro com os jovens participantes da Pesquisa Multipaís, no Polo Rs, nosso encontro foi espetacular. Nossos jovens mostraram-se envolvidos e responsáveis pela construção desse projeto. Tínhamos como objetivo: analisar as informações do blog, elaborado a partir das contribuições do grupo que esta participando da pesquisa, a fim de observar sua estrutura e ‘recheio’ dos itens, correlacionando os passos de um projeto de pesquisa. Observar a forma de redação das hipóteses e do tema que constam no blog , a fim de compreender a sua função na pesquisa, indicando os caminhos a serem seguidos na continuação da construção do projeto pelo grupo da Pesquisa Multipaís do polo RS. Apresentar subsídios teóricos e práticos para a elaboração de um instrumento de pesquisa, aplicação do pré-teste e realização do trabalho de campo, a fim de qualificar a construção dos dados para a qualificação da análise e interpretação dos resultados da pesquisa.
ResponderExcluirAssim trabalhamos muitos e saímos do encontro com nossas hipóteses construídas, bem como um conjunto de questões que gostaríamos de socializar com os demais.
Hipótese:
Os alunos acham entediante a escola porque as matérias são “chatas”.
Os jovens se preocupam com o seu futuro, e a escola influencia nesse sentido, abrindo mais possibilidades para os jovens que frequentam.
Os alunos não apreendem porque não compreendem a linguagem do professor.
Os alunos gostam das novas tecnologias que estão entrando na escola.
A ausência das tecnologias na escola atrapalha o dia-a-dia na sala de aula.
Os alunos sentem preguiça e desmotivação porque as aulas são cheias de explicações teóricas e pouca ligação com a realidade.
Alguns jovens são obrigados a ir para escola pela família e pelas exigências da sociedade, esse acham que basta estar de corpo presente, o importante é estar lá dentro, não importa se irão aprender e respeitar regras.
A escola é um ponto de aprendizado para se viver na sociedade.
A estrutura escola e as metodologias adotadas pelos professores desmotivam os alunos.
O jovem está desinteressado pela escola devido a falta de incentivo da família.
Muitos jovens justificam a desmotivação dizendo que não tem acesso aos meios culturais por falta de dinheiro. Porém a maioria das escolas disponibiliza livros, laboratórios de informática, muitos não frequentam por falta de interesse.
Alguns professores não conseguem trabalhar sem o auxilo do livro didático, assim as aulas ficam “pobre” o que desmotiva os estudantes.
Os jovens vão a escola para fazer novas amizades.
A falta de motivação de alguns professores causam desinteresse dos alunos.
Os alunos gostam de atividade diferenciadas, que não são comuns no dia-a-dia escolar.
Para as hipóteses está mantida a redação dos próprios estudantes.
Em seguida socializaremos as questões.
Fernanda - Polo RS